terça-feira, 8 de junho de 2010

Atividade SOE Física - prof. LEVI

Atividade Física 1º Ano - Prof. Levi

Atividade SOE 1º Ano Física

Professor: Levi


  1. (FUVEST) Um veículo parte do repouso em movimento retilíneo e acelera com aceleração escalar constante e igual a 2,0 m/s2. Pode-se dizer que sua velocidade escalar e a distância percorrida após 3,0 segundos, valem, respectivamente:

a) 6,0 m/s e 9,0m;

b) 6,0m/s e 18m;

c) 3,0 m/s e 12m;

d) 12 m/s e 35m;

e) 2,0 m/s e 12 m


  1. MACKENZIE) Um móvel parte do repouso com aceleração constante de intensidade igual a 2,0 m/s2 em uma trajetória retilínea. Após 20s, começa a frear uniformemente até parar a 500m do ponto de partida. Em valor absoluto, a aceleração de freada foi:

a) 8,0 m/s2

b) 6,0 m/s2

c) 4,0 m/s2

d) 2,0 m/s2

e) 1,6 m/s2


  1. (UFMA) Uma motocicleta pode manter uma aceleração constante de intensidade 10 m/s2. A velocidade inicial de um motociclista, com esta motocicleta, que deseja percorrer uma distância de 500m, em linha reta, chegando ao final desta com uma velocidade de intensidade 100 m/s é:

a) zero

b) 5,0 m/s

c) 10 m/s

d) 15 m/s

e) 20 m/s


  1. (UFPA) Um ponto material parte do repouso em movimento uniformemente variado e, após percorrer 12 m, está animado de uma velocidade escalar de 6,0 m/s. A aceleração escalar do ponto material, em m/s vale:

a) 1,5

b) 1,0

c) 2,5

d) 2,0

e) n.d.a.


  1. (FUND. CARLOS CHAGAS) Dois móveis A e B movimentam-se ao longo do eixo x, obedecendo às equações móvel A: xA = 100 + 5,0t e móvel B: xB = 5,0t2, onde xA e xB são medidos em m e t em s. Pode-se afirmar que:

a) A e B possuem a mesma velocidade;

b) A e B possuem a mesma aceleração;

c) o movimento de B é uniforme e o de A é acelerado;

d) entre t = 0 e t = 2,0s ambos percorrem a mesma distância;

e) a aceleração de A é nula e a de B tem intensidade igual a 10 m/s2.

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Exercícios SOE 2º Ano Física

Professor: Levi

01) (Puc-rio – 2008) Uma quantidade “m” de água a 90 °C é misturada a 1,0 kg de água a 30 °C. O resultado final em equilíbrio está a 45 °C. A quantidade m, em kg, vale:

a) 1,00

b) 2,00

c) 0,66

d) 0,33

e) 3,00

02) (FELA-96) O gráfico representa a variação da temperatura de um corpo sólido, em função do tempo, ao ser aquecido por uma fonte que libera energia a uma potência constante de 150 cal/min. Sendo a massa do corpo igual a 100g, o seu calor específico será de:

  1. 0,75 cal/g ºC

  2. 0,80 cal/g ºC

  3. 1,50 cal/g ºC

  4. 3,75 cal /g ºC

03) (UFLA-95) Num calorímetro de capacidade térmica 10cal/ºC, tem-se uma substância de massa 200g, calor específico 0,2 cal/gºC à 60ºC. Adiciona-se nesse calorímetro uma massa de 100g e de calor específico o,1 cal/gºC à temperatura de 30ºC. A temperatura de equilíbrio será:

  1. 55ºC

  2. 45ºC

  3. 25ºC

  4. 30ºC

  5. 70ºC

04) Considere um calorímetro no qual existe uma certa massa de líquido. Para aquecer o conjunto líquido-calorímetro de 30 0C para 60 0C são necessários Q1 J. Por outro lado, Q2 J elevam de 40 0C para 80 0C o calorímetro juntamente com o triplo da massa do líquido.

a) Determine a capacidade térmica do calorímetro nas seguintes situações :

Q1 = 2000 J, Q2 = 4000 J

  1. Q1 = 2000 J, Q2 = 7992 J

05) (UFV-96) Ao derramarmos éter sobre a pele, sentimos uma sensação de resfriamento em conseqüência de:

  1. o éter penetrar nos poros, congelando imediatamente os vasos sangüíneos.

  2. o éter, por ser líquido, encontrar-se a uma temperatura inferior à da pele.

  3. o éter limpar a pele, permitindo maior troca de calor com o ambiente

  4. a pele fornecer ao éter a energia responsável por sua mudança de fase.

  5. o éter contrair os pêlos, proporcionando a sensação de resfriamento

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