sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Trabalho Biologia - Profª. Kelly - SOE

E.E.F.M. Professor Edmilson Pinheiro

ALUNO(A):________________________ Nº:_________


ATIVIDADE DO SOE DE BIOLOGIA

1º ANO A -B -C- D - E- F

ORIENTAÇÕES:

USE APENAS CANETA AZUL, NÃO SERÁ ACEITO O USO DE CORRETIVO

A DATA DE ENTREGA SERÁ:

1º A e 1º C - dias 02 e 09 de setembro

1º B e 1º D - dias 01 e 08 de setembro

1º E e 1º F - dias 03 e 10 de setembro

(PARTE 01 E PARTE 02 RESPECTIVAMENTE)

PARTE 01

1) Uma das hipóteses sobre a origem da vida na Terra presume que a forma mais primitiva de vida se desenvolveu lentamente, a partir de substância inanimada, em um ambiente complexo, originando um ser extremamente simples, incapaz de fabricar seu alimento. Essa hipótese é conhecida como:

a) geração espontânea b) heterotrófica c) autotrófica
d) epigênese e) pangênese


2) Segundo Oparin, a vida se instalou na Terra numa fo

rma lenta e ocasional, nos oceanos primitivos do nosso planeta, onde havia água, obviamente, e na atmosfera se encontrava metano, hidrogênio sob forma amoniacal. Esta teoria procura explicar que a vida surgiu no nosso planeta:
a) após a síntese natural das proteínas b) a partir dos cosmozoários
c) começando pelos seres autótrofos d) pela panspermia cósmica
e) após o aparecimento dos vegetais heterotróficos


3) Julgue os itens a seguir:

I. A teoria que admite a origem de um ser vivo somente a partir de outro é denominada biogênese.
II. Admite-se que moléculas como CH4, H2, NH3 e H2O, nas condições da Terra primitiva, reuniram-se, formando as bactérias.
III. É mais provável que os primeiros seres vivos tenham sido autotróficos.

Assinale:
a) se apenas I está correto. b) se apenas II está correto.

c) se apenas III está correto. d) se I e II estão corretos.
e) se II e II estão corretos.


4) Na hipótese heterotrófica sobre a origem da vida, supõe-se que os organismos primitivos obtinham energia do alimento, por meio da:

a) respiração aeróbia b) fotólise c) fotossíntese
d) biogênese e) fermentação


5) Em 1953, com um aparelho bem engenhoso, o pesquisador Stanley Miller acrescentou um elemento a mais para a compreensão da origem da vida. Reproduzindo as condições ambientais primitivas no seu aparelho, conseguiu obter aminoácidos sem a participação de seres vivos, tendo usado para isso apenas:
a) ADN, ATP, acetil-coenzima A e metano
b) ADN, ATP, oxigênio, luz e calor

c) água, nitrogênio, carbono e faíscas elétricas
d) metano, água, NH
3, H2 e descargas elétricas
e) água, glicose, amônio e radiação luminosa


6) Observe as seguintes afirmativas:

I. As primeiras moléculas de nucleoproteínas que surgiram nos mares primitivos da Terra tinham configuração semelhante aos atuais vírus, o que prova que os vírus foram os primeiros seres que surgiram no planeta.

II. Primeiramente, surgiram as bactérias, que são seres mais evoluídos que os vírus, e só depois disso é que surgiram os vírus num aparente contra-senso aos princípios da Evolução.

III. As primeiras moléculas de nucleoproteínas que surgiram nas ág

uas mornas dos oceanos primitivos constituíram o que chamamos hoje de protogenes.

Assinale:
a) se apenas I e II estiverem corretas.
b) se apenas I e III estiverem corretas.
c) se apenas II e III estiverem corretas.
d) se todas as afirmativas estiverem corretas.

e) se nenhuma das alternativas estiverem corretas.


7) Aglomerados de moléculas de proteínas que se apresentam juntas, formando pequenos grupos envoltos por uma camada de moléculas de água, representam o que chamamos especificamente:
a) colóide b) coacervado c) protogene

d) proteinóide e) vírus


8) A matéria viva, no decurso da evolução fundamentou-se em dois elementos básicos:
a) ligações covalentes e hormônios. b) ligações iônicas e proteínas.
c) ligações covalentes e lipídios. d) ligações iônicas e glicídios.
e) ligações covalentes e enzimas.


  1. Os vírus são organismos obrigatoriamente parasitas, uma vez

    que só se reproduzem quando no interior de seus hospedeiros. Sobre os vírus, é correto afirmar que:

    a) apresentam características fundamentais dos seres vivos: estrutura celular, reprodução e mutação.
    b) são seres maiores que as bactérias, pois não atravessam filtros que permitem a passagem de bactérias.
    c) são formados por uma carapaça protéica envolvendo o ret

    ículo rugoso com ribossomos utilizados na síntese de sua carapaça.

    d) são todos parasitas animais, pois não atacam células vegetais.

    e) podem desempenhar funções semelhantes aos antibióticos, ocasionando “o lise bacteriano”, e impedir a reprodução das bactérias.

10) Os vírus:

a) possuem genes para os três tipos de RNA (ribossômico, mensageiro e transportador), pois utilizam apenas aminoácidos e energia das células hospedeiras.

b) possuem genes apenas para RNA ribossômico e para RNA mensageiro, pois utilizam RNA transportador da célula hospedeira.

c) possuem genes apenas para RNA mensageiro e para RNA transportador, pois utilizam ribossomos da célula hospedeira.

d) possuem genes apenas para RNA mensageiro, pois utilizam ribossomos e RNA transportador da célula hospedeira.

e) não possuem genes para qualquer um dos três tipos de RNA, pois utilizam toda a maquinaria de síntese de proteínas da célula hospedeira.

11) O material hereditário dos retrovírus é o (1). Esses vírus apresentam uma enzima, a transcriptase reversa, capaz de produzir moléculas de (2) a partir de (3). Indique a alternativa que preenche de forma adequada as lacunas 1, 2 e 3.

a) RNA — RNA — DNA b) DNA — RNA — DNA

c) RNA — DNA — RNA d) DNA — DNA — RNA

e) DNA — RNA — RNA


12) A classificação dos vírus como seres vivos é muito discutida. A característica encontrada em alguns dos seres vivos que os vírus não possuem é:

a) ser constituídos de ácidos nucléicos e proteínas.

b) ser capazes de auto-reprodução limitada.

c) apresentar estrutura celular com carioteca e citoplasma.

d) agir como parasitas intracelulares obrigatórios.

e) parasita células tanto animais e vegetais quanto bactérias.



13) A dona-de-casa deve encher os latões de ferro e a caixa-d´água rapidamente para não desperdiçar água. Depois, a água é estocada e usada para beber, para fazer comida, lavar louça, tomar banho – e expor a família ao risco de pegar dengue. É isso mesmo: na casa de todas as família dos dois conjuntos, a água parada nos baldes – sem qualquer proteção para evitar que seja contaminada – transforma-se em piscina para o Aedes aegypti, que já infectou dezessete pessoas da comunidade desde janeiro. Falta água e sobra dengue no Guará II. In: Correio Brasiliense, 19 maio 1999 (com adaptações). Acerca do assunto desenvolvido no texto, julgue os seguintes itens.
( ) A dengue caracteriza-se pelo aparecimento de febres altas e

fortes dores no corpo, podendo causar a morte.
( ) O simples contato do
Aedes aegypti com a água parada torna-a contaminada e, portanto, potencial transmissora da dengue.
( ) Para “evitar que seja contaminada” pelo
Aedes aegypti a água estocada nos recipientes referidos no texto, é suficiente fervê-la antes da estocagem.
( ) O homem é hospedeiro no ciclo do
Aedes aegypti.


14) Em relação às células animais, denominam-se glicocálix:

a) os microvilos das células que revestem o intestino delgado;

b) todas as células acinosas de glândulas secretoras;

c) o colo do espermatozóide;

d) a estrutura lipoprotéica das membranas celulares;

e) uma camada com proteínas e carboidratos que recobre a membrana plasmática.


15) Todas as células possuem uma membrana plasmática, ou plasmalema, que separa o conteúdo protoplasmático, ou meio intracelular, do meio ambiente. A existência e

integridade dessa estrutura são importantes, porque a membrana:

a) regula as trocas entre a célula e o meio, só permitindo a passagem de moléculas de fora para dentro da célula e impedindo a passagem em sentido inverso;

b) possibilita à célula manter a composição intracelular diversa do meio

ambiente;

c) impede a penetração de substâncias existentes em excesso no meio ambiente;

d) torna desnecessário o consumo energético para captação de metabólitos do meio externo;

e) impede a saída de água do citoplasma.


16) Sobre o mecanismo de transporte ativo, através da membrana celular, são feitas as seguintes afirmações:

I -Para que moléculas sejam transportadas a partir de uma solução mais concentrada para uma menos concentrada, através da membrana celular, a célula deve despender energia, e isto é denominado transporte ativo.

II -Dentre as diferentes substâncias que são, com freqüência, transportadas ativamente através da membrana celular estão:aminoácidos, íons sódio, íons potássio, íons hidrogênio e vários monossacarídeos

III -O mecanismo básico envolvido no transporte ativo depende de transportadores específicos, que reagem de maneira reversível com as substâncias transportadas, sob a ação de enzimas e com consumo de energia.

Escreveu-se corretamente em:

a) I e II apenas b) I e III apenas c) II e III apenas

d) I, II e III e) nenhuma delas


PARTE 02


1. O gráfico abaixo mostra a velocidade de fotossíntese (medida em mm3 de 02/hora/cm2 de

folhas) de uma planta de Tradescantia, em função da intensidade luminosa. A concentração de

dióxido de carbono e a temperatura foram mantidas constantes.


Para aumentar o desprendimento de oxigênio você deveria:

a) aumentar a concentração de dióxido de carbono.

b) aumentar a intensidade luminosa.

c) diminuir a temperatura.

d) diminuir a umidade do solo e aumentar a umidade do ar.

e) aumentar a temperatura e diminuir a taxa de dióxido de carbono.


2. A entrada de energia solar no sistema vivo é feita principalmente pelo processo fotossintético, sobre o qual pode-se afirmar:

a) Os seres autotrófícos, através da fotossíntese, transformam energia luminosa em energia química.

b) Fomecendo-se ATP, NADPH2, e CO, a um preparado de cloroplastos mantidos em cultura no escuro, é possível obter-se produção de carboidratos.

c) A fotofosforilação cíclica pode ocorrer na ausência de luz, desde que sejam fornecidos à célula ATP e citocromos.

d) O processo fotossintético incorpora CO., na fase luminosa para a produção de carboidratos. e) Os carboidratos se formam na primeira fase da fotossíntese, mas o oxigénio só é liberado na segunda fase, que independe da luz.


3.Na fotossíntese há separação da água em seus componentes (oxigênio e hidrogênio) e posterior formação de carboidratos, por ligação do hidrogênio com o dióxido de carbono. Sabe-se que a cada molécula de carboidrato que se forma, libertam-se seis moléculas de oxigênio. Sabe-se, também, que todo o oxigénio liberado provém da água. Diante disso, diga qual é a equação que representa a fotossíntese.

a) 6CO2 + 6H2O ______________ C6H12O6 + 6O2

b) C6H12O6 + 6O2 ________ 6CO2 + 6H2O

c) 6CO2 + 12H2O________ C6H12O6 + 6H2O2 + 6O2

d) C6H12O6 + 6H2O2 + 6O2 __________ 6CO2 + 12H2O

e) C6H12O6 + 6O2 __________ 2C2H5OH + 2CO2


4. Completar corretamente a frase seguinte:

A coalhada resulta da ................................ das proteínas do leite, provocada ................................ de pH, devido à ................................ do ácido láctico, em processo de fermentação lática.

a. coacervação; pela elevação; presença.

b. coacervação; pelo abaixamento; inativação.

c. precipitação; pelo abaixamento; presença.

d. precipitação; pela elevação; redução.

e. suspensão; pelo abaixamento; redução.


5. No esquema a seguir, os algarismos I e II referem-se a dois processos de produção de energia.

As letras X e Y correspondem às substâncias resultantes de cada processo.

Assinale a alternativa que indica a relação entre o processo de produção de energia e a respectiva substância resultante.

a. Em I o processo é fermentação e a letra X indica a substância água.

b. Em I o processo é respiração e a letra X indica a substância álcool.

c. Em II o processo é fermentação e a letra Y indica a substância água.

d. Em II o processo é respiração e a letra Y indica a substância álcool.

e. Em I o processo é respiração e a letra X indica a substância água.


6 - Certa substância tóxica foi introduzida em um meio de cultura contendo células em crescimento. Após algum tempo, as células tiveram seu metabolismo alterado, uma vez que a substância bloqueou a atividade de algumas enzimas catalisadoras de reações da glicólise. Pode-se dizer que a substância em questão atuou nas células ao nível de:

a. Hialoplasma. b. Mitocôndria. c. Ergastoplasma.

d. Núcleo e. Ribossomo.


7 - O esquema abaixo mostra as etapas da degradação da glicose no interior das células para obtenção de energia.


Os fenômenos assinalados com 1, 2, 3 e 4 correspondem, respectivamente, a:

a. Glicólise, fermentação, cadeia respiratória, ciclo de Krebs

b. Fermentação, glicólise, cadeia respiratória, ciclo de Krebs.

c. Glicólise, fermentação, ciclo de Krebs, cadeia respiratória.

d. Fermentação, glicólise, ciclo de Krebs, cadeia respiratória.

e. Glicólise, ciclo de Krebs, fermentação, cadeia respiratória.





8 - O ponto de compensação fótica de uma planta é a intensidade de luz em que o volume de CO2 produzido na respiração é exatamente igual àquele consumido pela fotossíntese. Assim, pode-se dizer que a planta:

a. Morre quando exposta a intensidade luminosa inferior à de seu ponto de compensação fótica, ainda que por pouco tempo.

b. Só consegue sobreviver com intensidades luminosas iguais ao seu ponto de compensação fótica.

c. Só consegue sobreviver com intensidades luminosas iguais e superiores ao seu ponto de compensação fótica.

d. Morre quando exposta a intensidade luminosas acima de seu ponto de compensação fótica, ainda que por pouco tempo.

e. Só consegue sobreviver com intensidade luminosa igual ou inferior ao seu ponto de compensação fótica.





Trabalho SOE - Profª Alice - 3º bimestre

7º Ano

CIÊNCIAS

* PESQUISA - Animais ameaçados de extinção.

8º Ano

CIÊNCIAS

* PESQUISA - Animais ameaçados de extinção.

9º Ano

CIÊNCIAS

* PESQUISA - Animais ameaçados de extinção.

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Entrega dos Trabalhos: 30 e 31 de agosto
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2º ano A

* Pesquisa - DSTs/ HIV/AIDS.
obs: Todos os alunos do 2º A Irão fazer.
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Entrega dos Trabalhos: 30 e 31 de agosto
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