segunda-feira, 17 de maio de 2010

5ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente

5ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente

Plantando Ideias e Formando Cidadãos

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PARA TER MAIS INFORMAÇÕES ENTRE NO SITE:

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A Olimpíada

A Olimpída Brasileira de Saúde e Meio Ambiente chega à sua 5ª edição com o objetivo de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, capazes de refletir sobre as condições ambientais e de saúde no Brasil, além de aproximar estas questões do cotidiano escolar.

Para que isto aconteça, é necessário um novo olhar sobre a saúde e o meio ambiente. É preciso conhecer o potencial e os limites do nosso planeta, e entender que a saúde das populações está diretamente ligada à saúde dos ambientes.

É preciso também que novas práticas científicas e institucionais ganhem espaço, para que possam emergir abordagens integradas, diferentes das que costumam tratar da saúde e do meio ambiente de maneira desarticulada.

E é fundamental o trabalho de professores e escolas que realizem atividades pedagógicas inovadoras em sala de aula e nós reconhecemos isto, premiando não somente o projeto inscrito, como os seus atores.

Nesta perspectiva, a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente estabelece o seu diferencial, ao valorizar trabalhos criativos, colaborativos e inéditos, no lugar de provas ou testes.

Reunir parceiros comprometidos com um mundo sustentável e socialmente justo é fundamental para que se constitua uma vida digna em um planeta de condições adversas, como o nosso. Por este motivo, contamos com cidadãos como os responsáveis por projetos sobre reciclagem, doenças endêmicas, energia, destruição das florestas tropicais e tantos outros que fizeram parte da nossa história.

A equipe da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente agradece a sua participação e deseja que todos continuem comprometidos com esta iniciativa!


Como Participar

Fazer parte da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente está a cada edição mais rápido e fácil. Contudo, pedimos que antes de associar-se ao site, permitido somente para professores (dúvidas?), leia o regulamento com atenção.

Feito isso, você deverá realizar seu cadastro pessoal no site. Esta etapa pode ocorrer por dois caminhos: por meio do item cadastro, localizado no rodapé, ou pelo ícone Inscrições aqui, no canto superior direito da página eletrônica.

Se você é professor(a) e já possui o seu cadastro, para fazer a inscrição basta logar-se e seguir os passos indicados no formulário de inscrição.

Caso ainda não conheça a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente e esteja interessado(a) em participar, são apenas cinco etapas a cumprir para a inscrição do trabalho. Veja abaixo:

  1. Entrar na área de cadastro;

  2. Preencher os campos com os seus dados pessoais;

  3. Informar os dados da escola;

  4. Cadastrar aqueles que também participaram do projeto (seus alunos);

  5. E, por último, é a vez de inscrever o trabalho.

Pronto! Você já está inscrito e o seu trabalho também!

Mas o que acontece após esse processo de inscrição?

O seu trabalho será avaliado por nossa coordenação pedagógica, para que seja verificada a coerência com a temática desta olimpíada. Sendo aprovado, você receberá, via e-mail (dúvidas?), o número de inscrição.

É importante ler o regulamento com atenção, conhecer um pouco mais sobre as modalidades olímpicas, assim como os vencedores das edições passadas, e visitar a seção de ajuda do site. É interessante ter todos os dados sobre a inscrição separados e bem pensados para a execução. A alteração dos dados cadastrais do trabalho só poderá acontecer enquanto o projeto não receber a validação.

Por fim, é preciso ficar atento(a) aos artigos 9 e 10 do regulamento, para saber como enviar o material para a coordenação regional que corresponde à localização de sua escola.

Como ocorrem as avaliações?

Durante uma semana, todos os trabalhos, inscritos dentro do prazo e validados, participam da 1ª fase de avaliação - chamada Etapa Regional, que acontece simultaneamente nas seis coordenações distribuidas por todo o Brasil.

Passado esse estágio, os representantes dos trabalhos escolhidos por modalidade e por categoria, vem ao Rio de Janeiro participar da Cerimônia de Premiação. Um dia antes do evento, ocorre a 2ª fase - chamada Etapa Nacional, onde apenas seis trabalhos são selecionados.

OBSMA-l

Participe da lista de comunicação para professores e faça parte de uma rede de educação em ciências, saúde e meio ambiente! Para entrar no grupo, basta enviar uma mensagem para o e-mail obsma-l-subscribe@yahoogrupos.com.br com o campo [assunto] em branco. A inscrição na lista está sujeita à moderação.


Modalidades

Para cumprir um dos seus objetivos que é promover a interdisciplinaridade a partir do desenvolvimento de projetos educativos e de expressão artística, a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente se divide em 3 modalidades de trabalho - Produção Audiovisual, Elaboração de Texto e Projeto de Ciências.

Alguns fatores são levados em consideração no momento em que os trabalhos inscritos passam pelas avaliações. São eles: originalidade e criatividade; relevância/contextualização da proposta; clareza dos objetivos; resultados alcançados dentro e fora da escola; entre outros.

É importante observar o fato de que a modalidade Arte e Ciência foi substituída pela Produção Audiovisual, a partir desta 5ª edição. O principal motivo da mudança foi a crescente opção por vídeos na antiga modalidade. O fator-chave da tranformação foi a dificuldade de relacionar algo munido de uma racionalidade (ciência) a alguma coisa extremamente abstrata (arte) e ainda tentar alocar em uma escala de valor trabalhos tão diversos entre si.




Categorias

Desda a sua 1ª edição, a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente é realizada para jovens em idade escolar. Por este motivo, é organizada em duas categorias:

Ensino Fundamental

(Entre o 6º e o 9º ano – antigas 5ª à 8ª séries)

Ensino Médio

(Todas as séries)



Por que eu, aluno, não posso inscrever meu trabalho?

Porque é responsabilidade do professor mobilizar a escola e incitar reflexões que fomentem a promoção da saúde e a sustentabilidade ambiental, não apenas no ambiente escolar, como na comunidade a qual pertence.

Também é dever dele, caso o trabalho seja escolhido para representar a sua região na Etapa Nacional, participar das atividades programadas para a viagem, bem como zelar pelo seu aluno.

Então a participação dos alunos não é importante?

De forma alguma! A irreverência e a criatividade, próprias da juventude, são a força motriz do trabalho pedagógico. Sem isso, seria difícil acreditar em um futuro melhor para as próximas gerações. Além disso, o jovem deve ajudar o professor a trazer um novo olhar para a sociedade, sobre saúde e meio ambiente.


PARA TER MAIS INFORMAÇÕES ENTRE NO SITE:



ATIVIDADE DE GEOGRAFIA - PROF. WELLINGTON - 2ºANO

REINO UNIDO E FRANÇA - os primeiros países a se industrializar(cap. 3; pág. 272)

- Porque o Reino Unido foi o primeiro país do mundo a se industrializar?
- Quais são as principais regiões industriasi do Reino Unido?
- Porque o Reino Unido vem perdendo terreno como potência industrial?
- A partir de que fato histórico importante a França iniciou o seu processo de industrialização? Explique.
- Onde estão as principais concentração industriais francesas? Explique a razão dessa localização.
- Compare a questão energética da França com a do Reino Unido.

Trabalho História - Profª. Joyce SOE - 1º Ano

É comum você encontrar nos livros de história a seguinte frase: "O Egito é uma dádiva do Nilo". produza um texto crítico sobre a afirmativa, destacando:

- A importância do Nilo para a sociedade egípcia;
- As características da agricultura egípcia e sua relação com as águas do Nilo.

Trabalho História - Profª. Joyce SOE - 2º Ano

Faça uma pesquisa e elabore um testo sobre as punições previstas em lei, no Brasil, para quem utiliza mão-de-obra escrava. procure informa-se também se essas leis são aplicadas (mínimo 20 linhas)

I FEIRA CIENTÍFICA - 2010

I FEIRA CIENTÍFICA PROFESSOR EDMILSON PINHEIRO


TEMA: ENERGIA E MEIO AMBIENTE


A I Feira Científica Edmilson Pinheiro tem como premissa o desenvolvimento de atividades científicas, através da pesquisa, investigação e criatividade para propor soluções sustentáveis de geração e uso de energia. As turmas se dividirão em equipes de aproximadamente 6 a 7 componentes de acordo com o nº de alunos da mesma, ficando sob a orientação de um professor coordenador. Cada equipe apresentará um subtema.

A abertura oficial do evento acontecerá dia 31 de maio às 19:oohs.

As apresentações dos trabalhos ocorrerão nos dias 01 e 02 de junho nos turnos da manhã, tarde e noite, nos seguintes horários:

Manhã – 07:00 às 10:00 hs

Tarde – 13:00 às 15:00 hs

Noite – 18:00 às 21:00 hs


As turmas terão cores padronizadas, fazendo ser representadas por faixas, balões, camisas.

Os alunos precisam utilizar o isopor e ficando sem pontuação, a equipe que após a apresentação dos trabalhos, sujar o ambiente.

Os trabalhos das equipes serão avaliados por uma comissão de professores obedecendo os seguintes critérios:

participação – 3 dias – apresentação coletiva

organização – 3 dias – apresentação individual

criatividade – 3 dias

trabalho escrito

relevância do tema.


No decorrer dos sias que antecedem a feira, os professores coordenadores orientarão o trabalho científico escrito que serão entregues a coordenação geral nos dias 24 à 28 de maio.

Lembrando que essa nota será parcial. A feira será aberta ao público para visitação no dia 02 de junho de 2010.


Coordenadores de turma


Manhã

7º – Alice – Lurdes

8º A – Socorro – Erivelton

1º A – Fátima – Renata

1º B – Adriano – Joyce

1º C – Glaucia – Mardônio

1º D – Kelly – Walter

1º E – Osvaldo – Ana Paula

1º F – Levi – Graça


Tarde

8º B – Loudes – Erivelton

2º A – Fábio – Joyce

2º B – Kelly – Mazé

2º C – Glaucia – Ari

2º D – Adriano – Renata

9º A – Mairton

9º B – Socorro – Muriel

9º C – Alice – Ana Paula


Noite

1º G – Graça – Fernando (Port)

2º E – Wellington – Celeste

3º A – Raquel – Mazé

3º B – Fernando(Mat) – Graça

3º C – Levi e Joyce

3º D – Eveline e Renata


Coordenação Geral


Diretor – Luiz Sérgio Machado de Araújo

Coordenador(a) – Maria do Socorro

Regente da Sala de Multimeios – Maria da Paz Agostinho

Coordenadores de Laboratório – Tarcísio Herlon Marques Leite e Diego Magalhães Reis

PCA(s) – Rachel Costa e Mairton Brasileiro