quarta-feira, 24 de março de 2010

PRÊMIO JOVEM CIENTISTA 2010

  • PARA O PRÊMIO JOVEM CIENTISTA 2010, SERÁ FORNECIDO UM NOVO TEMA, FIQUEM ATENTOS E SIGAM AS DICAS FORNECIDAS ABAIXO:

Você pode começar definindo algumas hipóteses, elaboradas a partir de sua observação do problema e das referências revisadas. Então defina onde e como será realizada a pesquisa. Especifique o tipo de pesquisa, a população (universo da pesquisa), a amostragem, os instrumentos de coleta de dados e a forma como pretende tabular e analisar as informações. Você poderá optar por vários tipos de amostras; por fazer questionários, entrevistas, visitas, ou simplesmente uma revisão bibliográfica. Todos esses elementos devem responder adequadamente ao problema, ao teste das hipóteses e permitir a realização dos objetivos da pesquisa propostos por você. Duas qualidades são fundamentais na coleta de dados e informações: a paciência e a persistência.


Análise

Você deve analisar os dados e informações obtidos em sua pesquisa, verificar se eles confirmam ou refutam suas hipóteses. É importante discutir os resultados com seu orientador e comparar com o resultado de outros trabalhos na mesma área.


Síntese e conclusão

Nesta etapa, você deve explicitar se os objetivos da pesquisa foram atingidos, se as hipóteses ou os pressupostos foram confirmados ou rejeitados. E ainda deve ressaltar a contribuição de sua pesquisa para o problema apresentado; para você pessoalmente; e para sua comunidade, se for o caso. Na categoria Ensino Médio do Prêmio Jovem Cientista, o resultado da pesquisa deve ser apresentado em um texto de, no máximo, três páginas em tamanho A4, fonte Times New Roman, corpo 12 e espaçamento 1,5 contendo três partes:

  • Apresentação (problema, justificativa e objetivos);

  • Desenvolvimento (pesquisa e análise)

  • Conclusão (o resultado da pesquisa).

Uma quarta página com referências bibliográficas pode ser adicionada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário