Atividade SOE 1º Ano Física
Professor: Levi
(FUVEST) Um veículo parte do repouso em movimento retilíneo e acelera com aceleração escalar constante e igual a 2,0 m/s2. Pode-se dizer que sua velocidade escalar e a distância percorrida após 3,0 segundos, valem, respectivamente:
a) 6,0 m/s e 9,0m;
b) 6,0m/s e 18m;
c) 3,0 m/s e 12m;
d) 12 m/s e 35m;
e) 2,0 m/s e 12 m
MACKENZIE) Um móvel parte do repouso com aceleração constante de intensidade igual a 2,0 m/s2 em uma trajetória retilínea. Após 20s, começa a frear uniformemente até parar a 500m do ponto de partida. Em valor absoluto, a aceleração de freada foi:
a) 8,0 m/s2
b) 6,0 m/s2
c) 4,0 m/s2
d) 2,0 m/s2
e) 1,6 m/s2
(UFMA) Uma motocicleta pode manter uma aceleração constante de intensidade 10 m/s2. A velocidade inicial de um motociclista, com esta motocicleta, que deseja percorrer uma distância de 500m, em linha reta, chegando ao final desta com uma velocidade de intensidade 100 m/s é:
a) zero
b) 5,0 m/s
c) 10 m/s
d) 15 m/s
e) 20 m/s
(UFPA) Um ponto material parte do repouso em movimento uniformemente variado e, após percorrer 12 m, está animado de uma velocidade escalar de 6,0 m/s. A aceleração escalar do ponto material, em m/s vale:
a) 1,5
b) 1,0
c) 2,5
d) 2,0
e) n.d.a.
(FUND. CARLOS CHAGAS) Dois móveis A e B movimentam-se ao longo do eixo x, obedecendo às equações móvel A: xA = 100 + 5,0t e móvel B: xB = 5,0t2, onde xA e xB são medidos em m e t em s. Pode-se afirmar que:
a) A e B possuem a mesma velocidade;
b) A e B possuem a mesma aceleração;
c) o movimento de B é uniforme e o de A é acelerado;
d) entre t = 0 e t = 2,0s ambos percorrem a mesma distância;
e) a aceleração de A é nula e a de B tem intensidade igual a 10 m/s2.
_____________________________________________________________________________
Exercícios SOE 2º Ano Física
Professor: Levi
01) (Puc-rio – 2008) Uma quantidade “m” de água a 90 °C é misturada a 1,0 kg de água a 30 °C. O resultado final em equilíbrio está a 45 °C. A quantidade m, em kg, vale:
a) 1,00
b) 2,00
c) 0,66
d) 0,33
e) 3,00
02) (FELA-96) O gráfico representa a variação da temperatura de um corpo sólido, em função do tempo, ao ser aquecido por uma fonte que libera energia a uma potência constante de 150 cal/min. Sendo a massa do corpo igual a 100g, o seu calor específico será de:
0,75 cal/g ºC
0,80 cal/g ºC
1,50 cal/g ºC
3,75 cal /g ºC
03) (UFLA-95) Num calorímetro de capacidade térmica 10cal/ºC, tem-se uma substância de massa 200g, calor específico 0,2 cal/gºC à 60ºC. Adiciona-se nesse calorímetro uma massa de 100g e de calor específico o,1 cal/gºC à temperatura de 30ºC. A temperatura de equilíbrio será:
55ºC
45ºC
25ºC
30ºC
70ºC
04) Considere um calorímetro no qual existe uma certa massa de líquido. Para aquecer o conjunto líquido-calorímetro de 30 0C para 60 0C são necessários Q1 J. Por outro lado, Q2 J elevam de 40 0C para 80 0C o calorímetro juntamente com o triplo da massa do líquido.
a) Determine a capacidade térmica do calorímetro nas seguintes situações :
Q1 = 2000 J, Q2 = 4000 J
Q1 = 2000 J, Q2 = 7992 J
05) (UFV-96) Ao derramarmos éter sobre a pele, sentimos uma sensação de resfriamento em conseqüência de:
o éter penetrar nos poros, congelando imediatamente os vasos sangüíneos.
o éter, por ser líquido, encontrar-se a uma temperatura inferior à da pele.
o éter limpar a pele, permitindo maior troca de calor com o ambiente
a pele fornecer ao éter a energia responsável por sua mudança de fase.
o éter contrair os pêlos, proporcionando a sensação de resfriamento
_____________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário