5ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente
Plantando Ideias e Formando Cidadãos
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A Olimpíada
A Olimpída Brasileira de Saúde e Meio Ambiente chega à sua 5ª edição com o objetivo de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, capazes de refletir sobre as condições ambientais e de saúde no Brasil, além de aproximar estas questões do cotidiano escolar.
Para que isto aconteça, é necessário um novo olhar sobre a saúde e o meio ambiente. É preciso conhecer o potencial e os limites do nosso planeta, e entender que a saúde das populações está diretamente ligada à saúde dos ambientes.
É preciso também que novas práticas científicas e institucionais ganhem espaço, para que possam emergir abordagens integradas, diferentes das que costumam tratar da saúde e do meio ambiente de maneira desarticulada.
E é fundamental o trabalho de professores e escolas que realizem atividades pedagógicas inovadoras em sala de aula e nós reconhecemos isto, premiando não somente o projeto inscrito, como os seus atores.
Nesta perspectiva, a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente estabelece o seu diferencial, ao valorizar trabalhos criativos, colaborativos e inéditos, no lugar de provas ou testes.
Reunir parceiros comprometidos com um mundo sustentável e socialmente justo é fundamental para que se constitua uma vida digna em um planeta de condições adversas, como o nosso. Por este motivo, contamos com cidadãos como os responsáveis por projetos sobre reciclagem, doenças endêmicas, energia, destruição das florestas tropicais e tantos outros que fizeram parte da nossa história.
A equipe da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente agradece a sua participação e deseja que todos continuem comprometidos com esta iniciativa!
Como Participar
Fazer parte da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente está a cada edição mais rápido e fácil. Contudo, pedimos que antes de associar-se ao site, permitido somente para professores (dúvidas?), leia o regulamento com atenção.
Feito isso, você deverá realizar seu cadastro pessoal no site. Esta etapa pode ocorrer por dois caminhos: por meio do item cadastro, localizado no rodapé, ou pelo ícone Inscrições aqui, no canto superior direito da página eletrônica.
Se você é professor(a) e já possui o seu cadastro, para fazer a inscrição basta logar-se e seguir os passos indicados no formulário de inscrição.
Caso ainda não conheça a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente e esteja interessado(a) em participar, são apenas cinco etapas a cumprir para a inscrição do trabalho. Veja abaixo:
Entrar na área de cadastro;
Preencher os campos com os seus dados pessoais;
Informar os dados da escola;
Cadastrar aqueles que também participaram do projeto (seus alunos);
E, por último, é a vez de inscrever o trabalho.
Pronto! Você já está inscrito e o seu trabalho também!
Mas o que acontece após esse processo de inscrição?
O seu trabalho será avaliado por nossa coordenação pedagógica, para que seja verificada a coerência com a temática desta olimpíada. Sendo aprovado, você receberá, via e-mail (dúvidas?), o número de inscrição.
É importante ler o regulamento com atenção, conhecer um pouco mais sobre as modalidades olímpicas, assim como os vencedores das edições passadas, e visitar a seção de ajuda do site. É interessante ter todos os dados sobre a inscrição separados e bem pensados para a execução. A alteração dos dados cadastrais do trabalho só poderá acontecer enquanto o projeto não receber a validação.
Por fim, é preciso ficar atento(a) aos artigos 9 e 10 do regulamento, para saber como enviar o material para a coordenação regional que corresponde à localização de sua escola.
Como ocorrem as avaliações?
Durante uma semana, todos os trabalhos, inscritos dentro do prazo e validados, participam da 1ª fase de avaliação - chamada Etapa Regional, que acontece simultaneamente nas seis coordenações distribuidas por todo o Brasil.
Passado esse estágio, os representantes dos trabalhos escolhidos por modalidade e por categoria, vem ao Rio de Janeiro participar da Cerimônia de Premiação. Um dia antes do evento, ocorre a 2ª fase - chamada Etapa Nacional, onde apenas seis trabalhos são selecionados.
OBSMA-l
Participe da lista de comunicação para professores e faça parte de uma rede de educação em ciências, saúde e meio ambiente! Para entrar no grupo, basta enviar uma mensagem para o e-mail obsma-l-subscribe@yahoogrupos.com.br com o campo [assunto] em branco. A inscrição na lista está sujeita à moderação.
Modalidades
Para cumprir um dos seus objetivos que é promover a interdisciplinaridade a partir do desenvolvimento de projetos educativos e de expressão artística, a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente se divide em 3 modalidades de trabalho - Produção Audiovisual, Elaboração de Texto e Projeto de Ciências.
Alguns fatores são levados em consideração no momento em que os trabalhos inscritos passam pelas avaliações. São eles: originalidade e criatividade; relevância/contextualização da proposta; clareza dos objetivos; resultados alcançados dentro e fora da escola; entre outros.
É importante observar o fato de que a modalidade Arte e Ciência foi substituída pela Produção Audiovisual, a partir desta 5ª edição. O principal motivo da mudança foi a crescente opção por vídeos na antiga modalidade. O fator-chave da tranformação foi a dificuldade de relacionar algo munido de uma racionalidade (ciência) a alguma coisa extremamente abstrata (arte) e ainda tentar alocar em uma escala de valor trabalhos tão diversos entre si.
Categorias
Desda a sua 1ª edição, a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente é realizada para jovens em idade escolar. Por este motivo, é organizada em duas categorias:
Ensino Fundamental
(Entre o 6º e o 9º ano – antigas 5ª à 8ª séries)
Ensino Médio
(Todas as séries)
Por que eu, aluno, não posso inscrever meu trabalho?
Porque é responsabilidade do professor mobilizar a escola e incitar reflexões que fomentem a promoção da saúde e a sustentabilidade ambiental, não apenas no ambiente escolar, como na comunidade a qual pertence.
Também é dever dele, caso o trabalho seja escolhido para representar a sua região na Etapa Nacional, participar das atividades programadas para a viagem, bem como zelar pelo seu aluno.
Então a participação dos alunos não é importante?
De forma alguma! A irreverência e a criatividade, próprias da juventude, são a força motriz do trabalho pedagógico. Sem isso, seria difícil acreditar em um futuro melhor para as próximas gerações. Além disso, o jovem deve ajudar o professor a trazer um novo olhar para a sociedade, sobre saúde e meio ambiente.