quinta-feira, 20 de maio de 2010

Trabalho de Matemática - SOE - Prof. Fátima

EXERCÍCIO DE MATEMÁTICA - SOE - Prof. Fátima


Potenciação

1) Efetue, observando as definições e propriedades:

a) (-2)³

i)

b)

j) (0,5)³

c) 500¹

l) 15¹

d) 100º

m)

e) 0³

n)

f) 0º

o)

g)

p)

h)

q)

2) (Fuvest) O valor de , é:
(a) 0,0264
(b) 0,0336
(c) 0,1056
(d) 0,2568
(e) 0,6256

3) (Fei) O valor da expressão é:
(a) -5/6
(b) 5/6
(c) 1
(d) -5/3
(e) -5/2

4) (UECE) O valor de é
(a) -15/17
(b) -16/17
(c) -15/16
(d) -17/16

  1. (F.C. CHAGAS) Simplificando-se a expressão , obtém-se:
    (a) 0,16
    (b) 0,24
    (c) 1,12
    (d) 1,16
    (e) 1,24

Exercícios de Frações

1) Observe a figura:

exercicios_fracoes1.GIF (1795 bytes)

a) Em quantas partes iguais o retângulo foi dividido?

b) Cada uma dessas partes representa que fração do retângulo?

c) A parte pintada representa que fração do retângulo?

2) Observe as figuras e diga quanto representa cada parte da figura e a parte pintada:

a) exercicio_fracao8.GIF (2280 bytes) b) exercicio_fracoes4.GIF (1799 bytes) c) exercicio_fracoes5.GIF (1584 bytes)



3) Um sexto de uma pizza custa 3 reais, quanto custa:

a) exercicio_fracoes13.gif (339 bytes) da pizza

b) exercicio_fracoes14.gif (339 bytes) da pizza

c) a pizza toda

4) Se do que eu tenho são 195 reais, a quanto corresponde do que eu tenho?


5) Encontre o resultado dos cálculos abaixo:

a) exercicio_fracoes17.gif (432 bytes) b) exercicio_fracoes18.gif (454 bytes) c) exercicio_fracoes19.gif (459 bytes)


quarta-feira, 19 de maio de 2010

Trabalho de Ciências - SOE - Alice

Trabalho de Ciências - SOE - Alice

7º Ano - O Incrível mundo dos micróbios.

8º Ano A, B - Digestão: Química e mecânica e sua tragetória no organismo humano.

9º Ano A, B e C - A Evolução e a heretariedade

2º Ano A - Biologia - Animais diblásticos.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Trabalhos de Inglês - Prof. Renata - SOE - 1º, 2º e 3º Anos

EEFM Profº Edmilson Pinheiro
Atividades para o SOE
Inglês – Profª Renata Morais
Data de entrega: 07(segunda-feira) – MANHÃ OU NOITE
OBS: atividade 01 destinada aos alunos com baixo rendimento no 1º bimestre



1º ano A – B – C – D – E – F – G
Faça uma pesquisa sobre o SIMPLE PRESENT destacando o conceito, a estrutura sintática e o uso dando exemplos nas 3 formas: afirmativa, negativa e interrogativa.




2º ano A – B – C – D – E – F
Faça uma pesquisa sobre o SIMPLE PAST destacando o conceito, a estrutura sintática e o uso dando exemplos nas 3 formas: afirmativa, negativa e interrogativa. Não se esqueça de ressaltar também a questão dos verbos regulares e irregulares.




3º ano A – B – C – D
Faça uma pesquisa sobre o PRESENT PERFECT e PAST PERFCT destacando o conceito, a estrutura sintática e o uso dando exemplos nas 3 formas: afirmativa, negativa e interrogativa.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

5ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente

5ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente

Plantando Ideias e Formando Cidadãos

_______________________________________________________

PARA TER MAIS INFORMAÇÕES ENTRE NO SITE:

____________________________________________________________________________


A Olimpíada

A Olimpída Brasileira de Saúde e Meio Ambiente chega à sua 5ª edição com o objetivo de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, capazes de refletir sobre as condições ambientais e de saúde no Brasil, além de aproximar estas questões do cotidiano escolar.

Para que isto aconteça, é necessário um novo olhar sobre a saúde e o meio ambiente. É preciso conhecer o potencial e os limites do nosso planeta, e entender que a saúde das populações está diretamente ligada à saúde dos ambientes.

É preciso também que novas práticas científicas e institucionais ganhem espaço, para que possam emergir abordagens integradas, diferentes das que costumam tratar da saúde e do meio ambiente de maneira desarticulada.

E é fundamental o trabalho de professores e escolas que realizem atividades pedagógicas inovadoras em sala de aula e nós reconhecemos isto, premiando não somente o projeto inscrito, como os seus atores.

Nesta perspectiva, a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente estabelece o seu diferencial, ao valorizar trabalhos criativos, colaborativos e inéditos, no lugar de provas ou testes.

Reunir parceiros comprometidos com um mundo sustentável e socialmente justo é fundamental para que se constitua uma vida digna em um planeta de condições adversas, como o nosso. Por este motivo, contamos com cidadãos como os responsáveis por projetos sobre reciclagem, doenças endêmicas, energia, destruição das florestas tropicais e tantos outros que fizeram parte da nossa história.

A equipe da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente agradece a sua participação e deseja que todos continuem comprometidos com esta iniciativa!


Como Participar

Fazer parte da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente está a cada edição mais rápido e fácil. Contudo, pedimos que antes de associar-se ao site, permitido somente para professores (dúvidas?), leia o regulamento com atenção.

Feito isso, você deverá realizar seu cadastro pessoal no site. Esta etapa pode ocorrer por dois caminhos: por meio do item cadastro, localizado no rodapé, ou pelo ícone Inscrições aqui, no canto superior direito da página eletrônica.

Se você é professor(a) e já possui o seu cadastro, para fazer a inscrição basta logar-se e seguir os passos indicados no formulário de inscrição.

Caso ainda não conheça a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente e esteja interessado(a) em participar, são apenas cinco etapas a cumprir para a inscrição do trabalho. Veja abaixo:

  1. Entrar na área de cadastro;

  2. Preencher os campos com os seus dados pessoais;

  3. Informar os dados da escola;

  4. Cadastrar aqueles que também participaram do projeto (seus alunos);

  5. E, por último, é a vez de inscrever o trabalho.

Pronto! Você já está inscrito e o seu trabalho também!

Mas o que acontece após esse processo de inscrição?

O seu trabalho será avaliado por nossa coordenação pedagógica, para que seja verificada a coerência com a temática desta olimpíada. Sendo aprovado, você receberá, via e-mail (dúvidas?), o número de inscrição.

É importante ler o regulamento com atenção, conhecer um pouco mais sobre as modalidades olímpicas, assim como os vencedores das edições passadas, e visitar a seção de ajuda do site. É interessante ter todos os dados sobre a inscrição separados e bem pensados para a execução. A alteração dos dados cadastrais do trabalho só poderá acontecer enquanto o projeto não receber a validação.

Por fim, é preciso ficar atento(a) aos artigos 9 e 10 do regulamento, para saber como enviar o material para a coordenação regional que corresponde à localização de sua escola.

Como ocorrem as avaliações?

Durante uma semana, todos os trabalhos, inscritos dentro do prazo e validados, participam da 1ª fase de avaliação - chamada Etapa Regional, que acontece simultaneamente nas seis coordenações distribuidas por todo o Brasil.

Passado esse estágio, os representantes dos trabalhos escolhidos por modalidade e por categoria, vem ao Rio de Janeiro participar da Cerimônia de Premiação. Um dia antes do evento, ocorre a 2ª fase - chamada Etapa Nacional, onde apenas seis trabalhos são selecionados.

OBSMA-l

Participe da lista de comunicação para professores e faça parte de uma rede de educação em ciências, saúde e meio ambiente! Para entrar no grupo, basta enviar uma mensagem para o e-mail obsma-l-subscribe@yahoogrupos.com.br com o campo [assunto] em branco. A inscrição na lista está sujeita à moderação.


Modalidades

Para cumprir um dos seus objetivos que é promover a interdisciplinaridade a partir do desenvolvimento de projetos educativos e de expressão artística, a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente se divide em 3 modalidades de trabalho - Produção Audiovisual, Elaboração de Texto e Projeto de Ciências.

Alguns fatores são levados em consideração no momento em que os trabalhos inscritos passam pelas avaliações. São eles: originalidade e criatividade; relevância/contextualização da proposta; clareza dos objetivos; resultados alcançados dentro e fora da escola; entre outros.

É importante observar o fato de que a modalidade Arte e Ciência foi substituída pela Produção Audiovisual, a partir desta 5ª edição. O principal motivo da mudança foi a crescente opção por vídeos na antiga modalidade. O fator-chave da tranformação foi a dificuldade de relacionar algo munido de uma racionalidade (ciência) a alguma coisa extremamente abstrata (arte) e ainda tentar alocar em uma escala de valor trabalhos tão diversos entre si.




Categorias

Desda a sua 1ª edição, a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente é realizada para jovens em idade escolar. Por este motivo, é organizada em duas categorias:

Ensino Fundamental

(Entre o 6º e o 9º ano – antigas 5ª à 8ª séries)

Ensino Médio

(Todas as séries)



Por que eu, aluno, não posso inscrever meu trabalho?

Porque é responsabilidade do professor mobilizar a escola e incitar reflexões que fomentem a promoção da saúde e a sustentabilidade ambiental, não apenas no ambiente escolar, como na comunidade a qual pertence.

Também é dever dele, caso o trabalho seja escolhido para representar a sua região na Etapa Nacional, participar das atividades programadas para a viagem, bem como zelar pelo seu aluno.

Então a participação dos alunos não é importante?

De forma alguma! A irreverência e a criatividade, próprias da juventude, são a força motriz do trabalho pedagógico. Sem isso, seria difícil acreditar em um futuro melhor para as próximas gerações. Além disso, o jovem deve ajudar o professor a trazer um novo olhar para a sociedade, sobre saúde e meio ambiente.


PARA TER MAIS INFORMAÇÕES ENTRE NO SITE:



ATIVIDADE DE GEOGRAFIA - PROF. WELLINGTON - 2ºANO

REINO UNIDO E FRANÇA - os primeiros países a se industrializar(cap. 3; pág. 272)

- Porque o Reino Unido foi o primeiro país do mundo a se industrializar?
- Quais são as principais regiões industriasi do Reino Unido?
- Porque o Reino Unido vem perdendo terreno como potência industrial?
- A partir de que fato histórico importante a França iniciou o seu processo de industrialização? Explique.
- Onde estão as principais concentração industriais francesas? Explique a razão dessa localização.
- Compare a questão energética da França com a do Reino Unido.